NASA divulga imagem de colisão entre galáxias.

Responda rápido: o que é uma galáxia? É onde está o nosso planeta, certo? A “nossa” é a Via Láctea, que abriga também outros planetas, luas, sol, poeira cósmica e toda a imensidão inimaginável da qual fazemos parte. A questão é: não existe apenas uma galáxia. Existem várias, com seus planetas e sistemas, vagando por aí no que conhecemos por Universo, que é o condomínio onde vivem todas as galáxias.superimagem-megacurioso-997738289002164196

Da mesma forma que aqui, na pequenez da sua cidade (quando comparada com o Universo), de vez em quando acontece alguma colisão entre dois veículos, por exemplo, causando certo estrago, galáxias também se encontram e, logicamente, não conseguem ocupar o mesmo espaço. Imagine como seria uma colisão entre duas estruturas tão imensas. É muito difícil formar esse tipo de imagem, a não ser que você tenha um quê de Douglas Adams ou George Lucas. Felizmente, estamos em 2013 e a tecnologia disponível já nos permite ter acesso a esse tipo de acontecimento.

A NASA divulgou, recentemente, a imagem do exato momento em que duas galáxias se encontraram, formando esse cenário luminoso e nada catastrófico, como se poderia imaginar – afinal, são estrelas explodindo. Graças ao supertelescópio espacial Hubble, podemos observar o que a própria agência espacial descreveu como um “perfil de um pássaro celestial”. Essa formação bonita recebeu o nome – não tão bonito assim – de Arp 142, sendo que as duas galáxias envolvidas são a NGC 2936 (localizada, abaixo, à esquerda) e a NGC 2937.

99773828926114113

Esse formato meio deformado, visto na imagem, se deu pela interação entre as estrelas das duas galáxias, que ficaram “bagunçadas” devido a influências marítimas gravitacionais. Isso sem falar nos gases e poeiras da NGC 2936 que se comprimiram durante o encontro, o que engatilhou a formação de novas estrelas. Na imagem, para que você entenda melhor, as estrelas se formando são esses nós azulados. Já a coloração vermelha indica a presença de estrelas antigas se transformando em gás e poeira. E aí, o que você achou dessa imagem?

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

2 comentários em “NASA divulga imagem de colisão entre galáxias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s