Estrela se torna 15 vezes mais brilhante em 3 minutos.

Cientistas usaram a câmera SCORPION do Observatório Astrofísico Byurakan para assistir como uma estrela de baixa luminosidade repentinamente se tornou 15 vezes mais brilhante e 7 vezes mais quente em cerca de três minutos. A estrela WX UMa, que está relativamente próxima na constelação Ursa-major, a cerca de 15,6 anos-luz da Terra, é parte de um sistema binário. É uma estrela de brilho variável – um objeto de baixa luminosidade que ocasionalmente e imprevisivelmente aumenta seu brilho e calor em questão de segundos.Estrela-variável-WX-UMa

Mas é um efeito que não dura muito tempo. As estrelas voltam ao seu estado normal em cerca de 10 minutos. Curiosamente, o efeito é tão dramático que a classificação da estrela literalmente muda dentro de poucos segundos. Neste caso, WX UMa temporariamente se transforma em um tipo espectral M para B. A sua temperatura variou cerca de 2800 graus Kelvin (K) para entre 10.000 a 33.000 K.

Segundo os astrônomos, isso acontece quando a instabilidade do plasma no interior da estrela provoca uma grande turbulência no seu campo magnético.

“A conexão magnética, em seguida, causa a conversão da energia do campo magnético em energia cinética, a fim de recuperar a estabilidade do fluxo, bem como o que acontece em uma descarga elétrica”, disseram os astrônomos. Isto transforma a energia cinética em energia térmica nas camadas superiores da atmosfera e coroa da estrela, aumentando a sua temperatura e brilho.

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s