Sonda encontra novas evidências de que Marte era habitável.

A sonda Opportunity, da NASA. fez talvez a maior descoberta de seus quase 10 anos de carreira, encontrando evidências de que a vida pode ter sido capaz de existir sobre o Planeta Vermelho há muito tempo. O robô analisou argila em uma antiga rocha, denominada Esperance, na borda da cratera marciana Endeavour, e descobriu que a água tem um pH neutro benigno, uma vez fluiu através da área, disseram os cientistas.Sonda-encontra-novas-evidências-de-que-Marte-era-habitável

“Esta é a água que você pode beber”, disse o principal investigador do Opportunity, Steve Squyres, da Universidade de Cornell. “Esse é o tipo de água que pode levar à origem da vida”. A sonda do tamanho de um carrinho de golfe e sua gêmea, a Spirit, pousaram no Planeta Vermelho em janeiro de 2004 em missões de três meses para procurar sinais de atividade de água no passado.

O Spirit parou de se comunicar com a Terra em 2010 e foi declarado morto um ano depois, mas o Opportunity segue firme e forte. Em agosto de 2011, o robô de seis rodas chegou à borda Cratera Endeavour, que vem investigando desde então.

O Opportunity já viu sinais de argila em rochas na Endeavour antes, mas em nenhum lugar perto das concentrações observadas em Esperance, disseram os pesquisadores. No geral, a rocha fornece fortes evidências de que Marte habitável no passado.

“As condições fundamentais que acreditamos ser necessárias para a vida foram atendidas aqui”, disse Squyres.

A água de pH neutro que gerou as argilas provavelmente corria pela região durante o primeiro bilhão de anos da história marciana. A mais recente descoberta do Opportunity confirma a descoberta do Curiosity de que Marte já suportou vida há bilhões de anos.

Tais observações poderiam ajudar os cientistas a mapear a transição de Marte a partir de um mundo relativamente quente e úmido para um planeta frio e seco que conhecemos hoje.

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Um comentário em “Sonda encontra novas evidências de que Marte era habitável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s