Sonda Cassini registra furacão em Saturno.

O vórtice da tempestade polar norte de Saturno se assemelha a uma rosa vermelha de proporções gigantes cercada por folhagem verde nesta imagem captada pela da sonda Cassini da Nasa. O centro do furacão tem aproximadamente  1.250 milhas (2.000 quilômetros) de diâmetro e sua velocidade é de aproximadamente 330 milhas por hora (150 metros por segundo, cerca de 530 km/h).

foto-furacao-saturno-imagem-captada-pela-sonda-cassini-nasa

Esta imagem é uma das primeiras observações iluminadas de polo norte de Saturno obtida por câmeras  da Cassini. Quando a sonda chegou ao sistema de Saturno em 2004, era inverno no norte e o polo estava na escuridão. A última imagem do polo norte de Saturno sob a luz solar foi registrada pela  Voyager 2 da Nasa  em 1981, no entanto, o ângulo de  observação não permitia uma visão detalhada. Consequentemente, não se sabe por quanto tempo esse furacão recém-descoberto está ativo.

As imagens foram obtidas pela Cassini em 27 de novembro de 2012, usando uma combinação de filtros espectrais sensíveis a comprimentos de onda da luz infravermelha. Os comprimentos de onda de 890 nanômetros são representadas em azul; de 728 nanômetros, em verde e  de 752 nanômetros, em vermelho. Neste esquema, o vermelho indica nuvens baixas e verde indica altas.

A imagem foi obtida a uma distância de cerca de 261 mil milhas (419 mil  km) de Saturno e com a nave em sol-Saturno,  ângulo de 94 graus. A escala da imagem é de 1 milha (2 km) por pixel. A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da Nasa, da Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Italiana. A  Jet Propulsion Laboratory (JPL) da Nasa, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, administra a missão para a Science Mission Directorate da Nasa  em Washington, DC.  A sonda Cassini e suas duas câmeras a bordo foram projetados, desenvolvidos e montados no JPL. O centro de operações de imagem é baseado no Instituto de Ciência Espacial em Boulder, Colorado.

Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visite: http://www.nasa.gov/cassini e http://saturn.jpl.nasa.gov. A página inicial da equipe de imagens da Cassini é a http://ciclops.org.

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s