NASA observa maior explosão em solo lunar de que se tem notícia.

De acordo com a NASA, durante os últimos oitos anos uma equipe de astrônomos vem monitorando explosões que ocorrem na superfície da Lua, provocadas pelo impacto de rochas espaciais. E segundo a agência espacial, dia 17 de março os cientistas flagraram a maior explosão de que se tem notícia, quando um meteorito com peso estimado em 40 quilos acertou o satélite a 90 mil quilômetros por hora e deixou uma cratera de 20 metros de largura. Assista o vídeo logo abaixo.superimagem-megacurioso-637972023004798010

O impacto provocou um forte clarão — com intensidade pelo menos 10 vezes maior do que qualquer outro evento semelhante já observado —, que inclusive seria visível aqui da Terra a olho nu, e qualquer pessoa que estivesse olhando para a Lua nesse momento poderia ter presenciado a explosão.

Infelizmente, a equipe da NASA não observou o impacto em tempo real, só descobrindo o evento durante a revisão de gravações realizadas por um dos telescópios de monitoramento. A explosão foi tão poderosa, que teria sido equivalente à detonação de 5 toneladas de TNT. Você pode conferir a explosão no vídeo abaixo, e ativar as legendas em português no menu:

A NASA explicou que o evento do dia 17 não foi um caso isolado e, ao contrário do que acontece com a Terra, cuja atmosfera funciona como uma camada de proteção, a Lua não tem a mesma sorte, e sua superfície exposta sofre o tempo todo com o impacto de rochas espaciais. Tanto que desde 2005, o programa de monitoramento registrou mais de 300 impactos em solo lunar, a maioria ocorrida durante chuvas de meteoros aqui na Terra.

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s