Sonda registra formações geológicas estranhas em Marte.

A exploração de Marte já foi mito, já passou a pioneirismo e, finalmente, tornou-se algo relativamente “corriqueiro” — embora ainda deva demorar um pouco para alguém realmente plantar os pés por lá. Mas isso não significa, é claro, que o Planeta Vermelho não possa continuar surpreendendo. Longe disso. Uma imagem registrada recentemente pela NASA trouxe formações geológicas capazes de colocar novos pontos de interrogação entre os especialistas.

superimagem-megacurioso-567178322006776010

Na região conhecida como Adicalia Planitia, a câmera High-Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) registrou o que bem pode ser o indício de oceanos na superfície de Marte em um período remoto. As imagens foram feitas como parte da missão da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), que atualmente se desloca sobre o hemisfério sul do planeta.

O formato irregular das depressões registradas pela HiRISE fez com que os cientistas da NASA desconsiderassem a explicação mais óbvia — ou seja, a de crateras de impacto. Também foram descartadas as possibilidades da ação dos ventos marcianos — dadas as dimensões das bordas presentes nas formações — e de atividades vulcânicas.

56717832214132917

Dessa forma, resta como possibilidade a provável existência, em tempos remotos, de oceanos na superfície de Marte — os quais devem ter se espalhado por toda a Acidalia Planitia. Considera-se também que as “crateras” tenham abrigado gelo que, com o tempo, sublimou-se, passando à atmosfera.

“Glaciações ancestrais são outras possibilidades — talvez depósitos de gelo rico em detritos próximos a obstáculos topográficos”, afirmou o geólogo e principal investigador ligado à HiRISE, Alfred McEwen. “Imagens futuras dessa região podem nos fornecer mais pistas, mas, por enquanto, é realmente um mistério.”

56717832214133034

Vale lembrar que Acidalia Planitia é o mesmo local em que, há alguns anos, foram captadas imagens de um suposto “rosto” de proporções colossais. A possibilidade de algum tipo de escultura alienígena, entretanto, foi posteriormente descartada — conforme a mesma HiRISE mostrou, tratava-se apenas de um jogo de luzes muito conveniente.

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s