NASA está planejando mandar astronautas a Marte.

Prepare-se para conhecer um pouco mais as ambições audaciosas de alguns astronautas e cientistas ao redor do mundo. A ideia é simplesmente enviar uma tripulação a Marte nos próximos 20 anos. E, se você acha que o plano é impossível, saiba que a NASA está envolvida no projeto também. Os participantes do Humans2Mars agora estudam a viabilidade da realização dessa enorme façanha, o que acarreta em discussões a respeito de política, tecnologia e finanças, por exemplo. Ainda assim, um dos grandes nomes da NASA, Charles Bolden, declarou que o envio de astronautas a Marte é assunto prioritário.

Marte20071

Bolden acredita que o que precisa ser feito para que o programa dê certo é um verdadeiro trabalho em equipe: os empreiteiros privados resolveriam as questões relacionadas à fuga da gravidade terrestre, enquanto a NASA estudaria o melhor a ser feito no caminho até o Planeta Vermelho. Ele garante que, sozinha, a gigante agência espacial não consegue fazer muita coisa nesse sentido, mas acredita que com ajuda tudo pode dar certo até 2030.

O maior problema até agora são as condições atmosféricas em um ambiente tão longe da Terra – 56 milhões de km em sua menor distância. Entre os principais desafios de uma viagem como essa, estão os altos níveis de radiação e os problemas para aterrissar na superfície do planeta vizinho, o que geraria a necessidade de descobrir uma maneira segura de desacelerar, já que Marte tem uma atmosfera muito fina e o atrito seria capaz de explodir a nave.

Talvez os cientistas desenvolvam um sistema parecido com o usado na sonda Curiosity – se você quiser ter uma ideia de como ela pousou, clique neste link e role a página para baixo. No caso desse tipo de aterrissagem, o que pode tornar a ação mais difícil é o peso de uma nave com tripulação, já que a sonda é muito menor e tem o tamanho aproximado de um Mini Cooper.

O projeto Humans2Mars faz parte da organização sem fins lucrativos Explore Mars Inc., que recebe patrocínio de várias empresas envolvidas em pesquisas espaciais, como a Boeing e a Lockheed Martin. E aí, você acha que esse tipo de exploração poderá mesmo ser feito no futuro?

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s