Admirando o Sol girando em fantásticos detalhes.

Quem já viu fotos e vídeos do nosso sol feitos por ferramentas espaciais, como telescópios espaciais, sabe que ele pode ser ainda mais belo e incrível do que imaginamos.  E nossos “brinquedinhos” – instrumentos de alta tecnologia como o Solar Dynamics Observatory (Observatório Solar Dinâmico), da NASA – nos surpreendem cada vez mais, como este novo vídeo da superfície do sol.

O Observatório Solar Dinâmico foi projetado para ajudar os cientistas a ter uma melhor compreensão de como o sol influencia a Terra e seu ambiente espacial próximo. Centra-se na atmosfera do sol, chamada de coroa. Feita com imagens capturadas em março, a animação traz detalhes fantásticos do astro rei. O sol é feito principalmente de plasma, uma sopa de elétrons e átomos que perderam seus elétrons, atados em campos magnéticos.

A presença desses campos magnéticos é visível no vídeo sob a forma de “círculos” gigantes em movimento, que giram e voltam a se ligar com a superfície da estrela. O plasma é mais frio e, portanto, mais escuro.

Nesse momento, a atividade na nossa estrela é baixa. No final de março e início de abril, houve alguns vislumbres de maior atividade, com labaredas e ejeções de material da coroa. A previsão é de atividade relativamente baixa através desse mês.

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s