Há vida no subsolo de Marte?

Quase todos as semanas temos novas notícias de Marte, onde o jipe-robô Curiosity continua procurando indícios de que Marte pode ter abrigado vida no passado ou ainda abriga. Mas quando se fala em encontrar diretamente vida no Planeta Vermelho, a sonda da NASA está muito longe de tal feito, segundo o geoquímico Jan Amend, da Universidade da Califórnia.

marte-e1298912811176

A broca do robô pode, na melhor das hipóteses, penetrar alguns centímetros nas rochas marcianas. Amend acredita que a vida tenha se enterrado profundamente na crosta de Marte de modo que pode ser impossível detectá-la sem a presença humana. Mesmo que os rios, lagos e oceanos de Marte tenham evaporado no passado, é provável que exista água líquida no subsolo.

Estima-se que um terço da biomassa de carbono da Terra esteja localizada sob a crosta. Várias equipes de pesquisadores têm estudado a química microbiana no subsolo de nosso planeta, especialmente em regiões onde existe uma certa semelhança com Marte, como o Deserto do Atacama ou a Antártida.

A ideia de uma biosfera subterrânea foi popularizada no romance de Jules Verne, em 1864, “Uma Viagem ao Centro da Terra”. O autor descreve um grupo de exploradores que encontra algumas plantas e animais pré-históricos no interior da Terra. Agora, a fronteira do subsolo de nosso planeta irá ajudar os cientistas a procurar por vida subterrânea em mundos mais inóspitos que o nosso, como Marte.

Novas tecnologias de detecção vêm sendo desenvolvidas para a exploração da biosfera profunda, como um microscópio miniaturizado ultravioleta para detectar a bioluminescência. Os instrumentos irão olhar para os micróbios, coletar dados e tentar cultivá-los. O objetivo final é para aprender mais sobre a gama de condições que sustentam a vida em nosso planeta, para que então possamos investigar a existência de vida em outros mundos, especialmente Marte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s