Nova classe de supernova é identificada por astrônomos.

As supernovas são astros extremamente brilhantes que normalmente se formam depois da explosão de estrelas gigantes, com massas superiores às de 10 estrelas como o nosso Sol juntas. Além disso, esses eventos também são considerados como as explosões estelares mais poderosas de que se tem conhecimento, tornando-se mais brilhantes do que uma galáxia inteira.

superimagem-megacurioso-202560246007215660

No entanto, de acordo com o Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, um grupo de astrônomos descobriu um novo tipo desses corpos celestes, em versão miniatura. Segundo uma nota divulgada pelo centro, os astrônomos identificaram mini-supernovas, tão pequeninas que brilham com uma intensidade 100 vezes menor do que as supernovas convencionais. A nova classe foi batizada com o nome de “tipo lax”, e já foram descobertos 25 exemplos de supernovas similares.

Os astrônomos explicaram que as mini-supernovas ocorrem em sistemas binários, nos quais uma anã branca e uma segunda estrela orbitam ao redor de um centro de massa, tendo como resultado a explosão da anã. No entanto, no caso da supernova do tipo lax, a anã branca sobrevive à explosão.

Há mais de mil anos que os humanos vêm observando as supernovas, e este novo tipo em versão miniatura não é um evento raro no Universo. Elas só nunca tinham sido identificadas anteriormente simplesmente por que os seus brilhos são fracos demais. Em outras palavras, as coitadinhas jamais haviam sido percebidas por ninguém.

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s