Qual origem dos nomes dos planetas?

Desde a Antiguidade, já conhecíamos cinco planetas: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, pois todos esses estão próximos o suficiente para serem observados a olho nu. Seus respectivos nomes são homenagens à deuses da mitologia greco-romana e o nome dos planetas se perpetuou e atravessou os continentes ao longo do tempo. Entretanto, alguns povos consideravam os planetas com outros nomes, e somente em 1919, durante a criação da IAU (União Internacional dos Astrônomos) é que os nomes dos planetas do sistema solar se tornaram um padrão mundial.

images

O objetivo desse organização é promover a cooperação entre astrônomos de todos os cantos do mundo, e regulamentar novas descobertas. Estrelas são nomeadas com siglas, planetas-anões possuem nomes pronunciáveis, e por aí vai… Tudo para evitar uma grande lambança cósmica. Veja abaixo a origem dos nomes dos respectivos planetas do nosso sistema solar.

Sol

Muitos povos da Antiguidade consideravam nossa estrela como uma divindade. Os gregos a chamavam de Hélio e os egípcios de Rá. O nome Sol veio dos romanos, mas não sabe a razão.

Mercúrio

Os gregos o chamavam de Hermes (o veloz mensageiro do Olimpo), por ser o planeta mais próximo do Sol e o que o orbita mais rapidamente. O nome Mercúrio é uma versão romana do deus.

Vênus

Vênus é uma homenagem a deusa romana do amor e da beleza, por ser o astro mais brilhante quando observado a olho nu pelos povos antigos.

Terra

O nome Terra vem de solo mesmo. Os gregos denominavam nosso planeta de Gaia, uma entidade titânica que representava a terra. Os romanos a chamavam de Telo.

Marte

Marte recebeu esse nome por causa de sua coloração avermelhada, já que os romanos acreditavam em um deus homônimo da guerra. Por sua vez, os egípcios o denominavam de O Vermelho e os asiáticos o chamavam de Estrela de Fogo.

Júpiter

O gigante gasoso recebeu esse nome por causa da principal divindade romana, já que é o maior planeta do sistema solar. Os gregos seguiram a mesma linha, e o chamaram de Zeus. Os orientais o denominaram de Estrela da Madeira.

Saturno

Os romanos consideraram Saturno o pai de Júpiter, por isso o outro gigante gasoso recebeu o nome do pai do deus Júpiter. Tudo isso por que Saturno está mais distante da Terra do que Júpiter, uma representação de pai e filho.

Urano

William Herschel, seu descobridor, o batizou de Georgin Sidus, homenagem ao rei inglês Jorge III, mas o nome não pegou e Urano recebeu o nome atual como homenagem ao deus grego do céu.

Netuno

Netuno por pouco não foi chamado Le Verrier, como homenagem à um de seus descobridores, mas a comunidade astronômica recursou o nome e o batizou de Netuno, como  homenagem ao deus romano dos mares, por causa de sua coloração azulada.

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

About these ads

12 comentários em “Qual origem dos nomes dos planetas?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s